Sabedoria

Olá, queridos irmãos!

É com grande alegria que venho apresentar a vocês nosso primeiro artigo da coluna “FALANDO DE MÚSICA”. Nosso desejo é que todos (músicos ou não) possam, juntamente conosco, enriquecer esse espaço que, com certeza, falará muito aos nossos corações.

Nesse artigo, quero falar sobre a SABEDORIA. Como podemos aplicá-la em nossa musicalidade? Pois bem, o versículo 7, do capítulo de mesmo número, do Livro de Sabedoria, vai dizer que o rei Salomão invocou o Espírito de Sabedoria e este lhe foi dado. “A Sabedoria é o dom de Deus que forma no homem o bom senso interior” (comentário de rodapé da Edição Pastoral – Paulus).

Foi esse bom senso que fez com que Salomão preferisse Sabedoria às riquezas materiais das quais ele, em comparação, considerou-as um nada. O Catecismo da Igreja Católica (CIC), no número 1831, diz que a Sabedoria é um dos sete dons do Espírito que […]”completam e levam à perfeição as virtudes daqueles que a recebe. Tornam os fiéis dóceis para obedecer prontamente às inspirações divinas.” Agora me respondam: Na hora de compor, ministrar, “musicar”, não precisamos desse bom senso? Será que as nossas (pequenas) virtudes não precisam dessa completude que nos leva à perfeição? Será que na hora de compor não precisamos estar dóceis para obedecer às inspirações que vem de Deus? Ou a nossa música não vem de Deus?

Olhemos para o exemplo do Rei Salomão e, assim como ele, peçamos ao Senhor seu dom GRATUITO – a SABEDORIA – para administrarmos nosso “reinado musical” em nossas paróquias, shows e, sobretudo, nas nossas vidas.

Deixo-lhes a belíssima oração de Salomão para obter a Sabedoria (Sb 9) como exercício prático para nossas vidas. Pois, como nos diz Sta. Faustina: “Oh! como é bom pedir a ajuda a Jesus […] Deus ajuda, mas é preciso pedir-Lhe; que ninguém confie muito em si mesmo” (D.1495).

Aguardo, ansioso, para conhecer as maravilhas que a Sabedoria fará em sua musicalidade!

Paz em suas misericórdias,


Ir. Alan Gomes

Consagrado – CSDM

Deixe um comentário

Arquivado em Falando de Música

Deixe um comentário